ANFAVEA mantém fé no segundo semestre
 Imprimir     Indicar para amigo
O presidente da Anfavea, Luiz Moan, chamou de “conjuntural e pontual” o aprofundamento da queda das vendas no País, que desde abril seguem abaixo de 220 mil unidades por mês e bateram em 212,5 mil em junho, representando retração de 0,1% sobre maio e de 19,4% ante o mesmo mês de 2014. O primeiro semestre fechou com 1,32 milhão de emplacamentos, tombo de 20,7%, com 300 mil a menos do que o verificado no mesmo período do ano passado.

Com fé na melhora do cenário – ou ao menos no fim da piora –, a Anfavea manteve inalterada sua projeção de vendas para 2015, de 2,78 milhões de veículos, o que representará queda de 20,6%. Dias antes, a associação dos distribuidores, a Fenabrave, reprojetou para quase 24% o tombo esperado para este ano, para 2,66 milhões, ou 120 mil unidades a menos do que espera a associação dos fabricantes. “Temos convicção na previsão que fizemos, estamos confiantes que será a que vai prevalecer no mundo real”, rebateu Moan.

Para que a previsão da Anfavea se confirme, nos próximos seis meses será necessário emplacar a média de 243 mil veículos por mês, número que só foi superado em janeiro deste ano (253,8 mil). Para alcançar o objetivo, Moan aposta nas promoções, com a prorrogação até 31 de julho do Festival do Consorciado Contemplado, com oferta de descontos para quem tem cota contemplada de consórcio, e mais uma edição do Salão Auto Caixa, em que o banco estatal ofereceu taxa atrativas para o financiamento de carros novos. “No primeiro salão, anunciado há um mês, a Caixa esperava financiar cerca de 33 mil veículos e financiou quase 38 mil financiou, 14,5% acima da expectativa. Foi uma ferramenta importante e já estamos negociando mais um salão. Também falamos com outras instituições”, conta Moan.

Ele lembrou ainda que a concessão de crédito para compra de veículos segue limitada, com 40,4% das vendas de junho feitas à vista, contra 38,1% um ano antes, mesmo com a inadimplência em baixa, totalizando 3,9% dos contratos em maio contra quase 5% no mesmo mês de 2014. Nesse cenário, os consórcios ganham importância, com 72 mil novas cotas vendidas em maio, em alta de 6,7% sobre o mesmo mês do ano passado.

Fonte: Automotive Business