Óleos API CK-4 e FA-4 disponíveis a partir de 01 de dezembro
 Imprimir     Indicar para amigo


Óleos para motores diesel que atendem aos novos padrões de qualidade API CK-4 e FA-4 começarão a aparecer no mercado amanhã, dia 1 de dezembro, com as marcas registradas da organização para essas categorias nas embalagens e materiais de marketing. Os óleos API CK-4 substituirão os atuais óleos de motores API CJ-4, enquanto os óleos FA-4 terão compatibilidade limitada.

“01 de dezembro é um marco da indústria, uma vez que marca o primeiro dia em que os novos óleos API CK-4 e FA-4 podem ser comercializados e vendidos em prateleiras de varejo ou a granel”, disse Kevin Ferrick, gerente sênior do API Engine Oil Licensing and Certification System – EOLCS, em um comunicado à imprensa. “O tempo entre a aprovação das categorias, no inverno passado, e o primeiro licenciamento, em 1 de dezembro, deu aos grandes, médios e pequenos comerciantes de lubrificantes a capacidade de testar suas novas formulações e prepará-las para o mercado. Isso sinaliza o sucesso de quase nove anos de colaboração no âmbito da indústria, para o desenvolvimento dos novos padrões. ”

API CK-4

Os óleos API CK-4 substituirão os atuais óleos de motores API CJ-4 e serão compatíveis com versões anteriores, na maioria das aplicações em que os fabricantes de motores atualmente recomendam CJ-4. Os novos óleos CK-4 fornecerão uma série de melhorias em relação ao CJ-4, incluindo ganhos na estabilidade ao cisalhamento, resistência à oxidação e controle de aeração.

API FA-4

Os óleos API FA-4 fornecerão melhorias semelhantes em relação aos óleos CJ-4, mas é importante notar que os óleos FA-4 são apenas destinados para uso em motores diesel de estrada mais novos. Devido à sua viscometria única, os óleos FA-4 terão compatibilidade limitada, ou não, com os motores a diesel e fora da estrada, para os quais os fabricantes de motores recomendaram CJ-4. Embora não especificamente compatível com versões anteriores, os óleos FA-4 devem desempenhar um papel importante em alguns motores diesel atuais e novos, protegendo os motores e, ao mesmo tempo, ajudando-os a cumprir requisitos de emissões mais rigorosos.

Aplicações

Os óleos API CK-4 e FA-4 são projetados para diferentes aplicações. Isso significa que os técnicos e os consumidores precisarão verificar os seus manuais de proprietários ou os fabricantes de motores, para determinar qual óleo é adequado para seu veículo. O API desenvolveu dois Símbolos de Serviço (Donuts) visualmente diferentes, para que os consumidores possam facilmente distinguir entre as duas categorias.

Ambas as novas categorias também foram incluídas na revisão de 22 de novembro da SAE J183, o “Engine Oil Performance and Engine Service Classification Standard – EOLCS”. Muitas diretrizes de compra para frotas federais, militares, estaduais e municipais, bem como os compradores comerciais, usam como referência a lista das categorias ativas na J183.

Para obter mais informações sobre as novas categorias de serviços e sua utilização em veículos e equipamentos a diesel, visite o site Diesel Oil Matters.